top of page
oprojeto_header.jpg

O PROJETO

A Chazit Hanoar é um movimento juvenil judaico, sionista, educativo, apartidário e continental. Somos um grupo de jovens judeus cujo principal objetivo é transmitir valores judaicos e sionistas aos nossos chanichim, de forma divertida e descontraída.

 

Durante 30 anos, a casa da Chazit foi palco de um amor inexplicável. Nosso querido Ken, localizado na Rua das Palmeiras, em Botafogo, marcou crianças e jovens de todas as idades com inúmeras atividades educativas, discussões e reflexões profundas, amizades duradouras e gerando sempre muito orgulho de fazer parte.

 

A identificação com a nossa casa perpassa gerações, e o cuidado com a mesma faz parte das rotinas dos sábados, envolvendo tanto os madrichim quanto os chanichim. Contudo, dado o intenso uso dos espaços e, principalmente, com a diminuição da manutenção durante o período da pandemia, tornou-se inevitável a degradação de algumas estruturas, e faz-se necessária uma reforma para mitigar potenciais riscos.

 

Sua construção no início dos anos 90 foi fruto de um esforço comunitário, e, agora, passado esse momento tão difícil enfrentado pelo mundo nos últimos anos, queremos inaugurar um novo capítulo da nossa história tnuatí. Por isso, nos vemos na necessidade de buscar apoio em nossas raízes, a fim de transformar o nosso espaço e garantir sempre o maior conforto e segurança para os chaverim.

 

Contamos com a ajuda de vocês para reafirmar a força da Chazit e assegurar a continuidade dessa instituição tão importante para a Comunidade Judaica do Rio de Janeiro.

muro.png

FACHADA

Com a pandemia, o muro da entrada ficou sem manutenção, ocasionando a morte das plantas trepadeiras que ficavam nele. Torna-se necessária, então, uma melhora no aspecto estético desse muro. O projeto propõe a colocação de azulejos na fachada – que exigem pouca manutenção. Do lado de dentro, realizaremos uma nova pintura.

  • Revestimento de cerâmica na fachada 

  • Colocação de chapim com pingadeira

ENTRADA + LOJINHA

A entrada da casa é o espaço onde recebemos os chanichim, realizamos harkadot antes das atividades, vendemos nossos produtos e camisas novas e onde as crianças esperam seus pais na hora da saída. Durante os sábados, o espaço é palco de atividades de sujar, de correr e, sobretudo, que envolvem bola. Nesse prisma, a atual estrutura de vidro que possuímos para guardar e expor nossas camisas representa um risco para os chanichim. 

 

Com a reforma, buscamos transformar o espaço atualmente utilizado para a Rádio em um local de exibição e armazenamento de produtos. Tal estrutura seria mais segura e contribuiria para o melhor aproveitamento do espaço.

Cópia de produtos versao 2 (1).png
  • Retirada dos canteiros

  • Transformação da Rádio em uma lojinha de produtos da Chazit

  • Bancos em concreto

planta_banheiros.png

BANHEIROS

  • Troca de todos os revestimentos, louças, metais e tubulações

  • Instalação de bancada

BAR

Com a necessidade de atender mais chanichim, o Bar da Chazit não possui a estrutura adequada para preparar com segurança os lanches durante o sábado. Diante disso, é proposto o aumento na bancada para, além de gerar mais espaço de apoio, impedir a entrada das crianças na parte interna. Adiciona-se também mais pontos de elétrica para suprir a necessidade dos aparelhos. Ademais, para prolongar a vida útil dos bancos presentes, o projeto propõe a elaboração de bancos fixos em concreto.

  • Aumento da bancada

  • Revisão da elétrica

  • Instalação de armários sobre da pia

Cópia de bar.png
ISO SALA HAIFA_edited.jpg
Cópia de escada.png
  • Instalação de ganchos e prateleiras para armazenamento das mochilas

  • Transformação do vão da escada em um espaço de convivência

SALA HAIFA

Tendo em vista o aumento da quantidade de chanichim por sábado - o que muito nos orgulha - o espaço atualmente destinado para guardar as mochilas se tornou insuficiente. Para garantir a organização e segurança dos pertences das crianças, transformaremos a Sala Haifa em um ambiente próprio para o armazenamento das bolsas, com ganchos e prateleiras de marcenaria.

CHURRASQUEIRA

Atualmente, a churrasqueira se encontra degradada e com tijolos soltos, potencializando os riscos na sua utilização. Ademais, as paredes estão cheias de mofo e a pintura descascando. Assim, para além da reforma da churrasqueira propriamente dita, buscamos reorganizar a estrutura da cobertura, de modo a otimizar o espaço. Queremos instalar 3 chuveiros, aumentar o número de ralos e aumentar a bancada para armazenamento de materiais. Os chuveiros ajudarão na hora de tirar o excesso de tinta dos chanichim após as peulot de sujar, já que apenas o chuveiro do primeiro andar não é suficiente.

Cópia de churrasqueira (1).png
  • Churrasqueira e tanque novos

  • Instalação de bebedouro

  • Instalação de novos chuveiros e ralos

  • Revestimento da parede

  • Novos pontos de luz

MOADON

A sala dos madrichim, também conhecida como Moadon, é o único espaço destinado exclusivamente para os peilim. Atualmente, o espaço é utilizado de forma não eficiente, e, por já ser uma ambiente relativamente pequeno e apertado, sua utilização fica ainda mais restrita. Sabemos que devemos sempre educar através do exemplo. Dessa forma, queremos organizar o espaço colocando novos móveis, uma pia a mais e adicionar um armário personalizado para que todos os madrichim possam guardar seus materiais de forma mais ordenada. Além disso, criaremos, dentro da sala, um espaço destinado a ajudar na preparação das atividades, com mesas e cadeiras confortáveis.

ISO MOADON 2_edited.jpg
  • Aumento da bancada

  • Instalação de uma nova pia

  • Armários e prateleiras planejadas

  • Novos móveis e pontos elétricos

chanichim.jpg

OUTROS

  • Novos móveis, portas, luminárias e ventiladores

  • Rebaixo do gesso acústico em quatro salas

  • Pintura geral

  • Manutenção do telhado instalação de equipamentos esportivos na quadra de cima

SUSTENTABILIDADE

“Consciência Ambiental é a compreensão da intrínseca relação que existe entre o ser humano e a natureza, e não apenas o que conhecemos como preservação ecológica. Atualmente, nos relacionamos com o meio ambiente através de um consumismo inconsistente, desenfreado e insustentável. Sendo assim, devemos lutar contra essa concepção de mundo e suas implicações políticas, sociais, econômicas e, portanto, ecológicas. A educação tnuatí deve promover ao Chaver o despertar da sensibilidade em relação ao seu redor. O indivíduo Chazitiano deve procurar conhecer as consequências de suas ações no meio e buscar práticas para erradicar os prejuízos.”

- Pirkei HaPeilim, Chazit Hanoar 

 

Sendo coerente com seus documentos e objetivos, a reforma busca tornar a Chazit mais ecológica e sustentável, com a instalação de sistema de coleta de água de chuva e placas solares.

Sustentabilidade.png
  • Instalação de placas solares

  • Sistema de captação e reaproveitamento de água

bottom of page